Plano Diretor: etapa de diagnóstico do processo de revisão é apresentada e discutida com a população.

Resultados da Leitura da Cidade foram apresentados em audiência pública na última quarta-feira (7); trabalhos avançam para a fase de elaboração de diretrizes e estratégias.

No dia 7 de junho, quarta-feira, foi realizada a segunda audiência pública do processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Biguaçu. Na ocasião, foi apresentado o estágio atual do trabalho e os resultados obtidos na Leitura da Cidade, síntese dos principais aspectos da Leitura Técnica, composta por levantamento de dados, mapeamentos e análises, e Leitura Comunitária, realizada por meio das Oficinas Territoriais e Pesquisa de Opinião. No encontro, também transmitido ao vivo pelo Youtube e Facebook, a população do município teve a oportunidade, junto à equipe responsável pelo projeto, de fazer questionamentos e dar sugestões sobre aspectos que poderiam ser considerados.

A Leitura da Cidade, que contribuirá para o norteamento das próximas etapas do processo, apresenta os temas de maior relevância, em pontos positivos (potencialidades), negativos (desafios) e desejos da comunidade para os próximos dez anos, a serem avaliados e trabalhados no desenvolvimento da proposta de revisão. Mais informações a respeito do material apresentado poderão ser acessadas em breve no site do projeto.

Ao final da exposição, foi aberto um espaço para que os participantes pudessem realizar questionamentos e emitir comentários quanto ao que foi apresentado e às demais questões relacionadas ao Plano Diretor.

A apresentação na íntegra, bem como a primeira audiência pública, está disponível para acesso no Canal da Prefeitura no Youtube. Contribuições es ao material apresentado podem ser feitas por meio deste link: Qual sua opinião sobre a Leitura da Cidade?

Os relatórios completos e a síntese, além das principais informações sobre o projeto, também poderão ser acessados em breve no site do projeto.

Atualizações sobre todas as etapas são realizadas nas redes sociais:

Sobre o processo

A revisão do Plano Diretor de Biguaçu é desenvolvida pela equipe Planeja Mais Bigua, composta por profissionais da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Fapeu e Laboratório de Urbanismo (Laburb).

Próxima etapa

Conforme o cronograma de trabalho, também apresentado novamente na segunda audiência pública do processo de revisão do Plano Diretor de Biguaçu, a próxima etapa começa ainda no mês de junho, com a elaboração e definição de diretrizes e estratégias, como explica o representante da UFSC, Prof. Dr. Samuel Steiner.  “A partir de agora, começamos a desenvolver o conteúdo mais estruturante do Plano Diretor. A expectativa é de que, no mês de agosto, possamos apresentar e discutir essas diretrizes e estratégias com a população, nas oficinas territoriais, a fim de receber as críticas e complementações necessárias. E concluímos este ciclo com a realização da terceira audiência pública, para a apresentação e debate do material produzido”.